Grupo Maranhense de Aquarismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As células de cores do Acará Disco

Ir para baixo

As células de cores do Acará Disco Empty As células de cores do Acará Disco

Mensagem por Admin Sex maio 01, 2015 3:02 am

As células de cores do Acará Disco

A natureza forneceu aos nossos discos células de cores diferentes, os diferentes pigmentos os ajudam a se camuflar, sem dúvida, atrair companheiros, mostar a sua força, etc
É importante saber quais são as células de pigmento nos discos e como eles podem ser modificados na aparência pela seleção genética.
As células que nos interessam, são sobretudo, três: Melanóforos, lipóforos e guanóforos.


Melanóforos:
Estas células contêm melanina, que dão o tom preto e marrom aos peixes.
Elas podem ser encontradas nos olhos, nas barras de stress e por todo o corpo como cor de fundo.
Melanóforos são a primeira camada cromática dos peixes e as restantes são sobrepostas a elas.

Como podemos ver, existem dois tipos de melanina, a melanina preta e a marrom, é evidente que o olho humano percebe cada uma delas.
Estas células têm a capacidade de expandir ou retrair, por isso o peixe pode escurecer ou clarear, mostrar barras de estresse ou não, mostrar as características expecíficas de reprodução ou não.
É interessante saber o que é chamado de " Camuflagem ", quando o peixe que está em um local escuro ele tende a imitar o ambiente e tornar-se mais escuro. Este local pode ser um rio ou aquário com fundo preto. No caso dos aquários, até um cascalho muito escuro pode afetar a cor do peixe.
Se esse mesmo peixe é mantido em um aquário com cascalho branco mostra um leve colorido, certamente mais agradável aos olhos.
A falta de melanina por disfunção dos processos de síntese de melanóforos é conhecido como albinismo, disco albino falta de melanina em todo o corpo, incluindo o olho.

lipoforos:
Contém substâncias lipídicas de reserva que se chamam Carotenóides.
Carotenóides são potentes antioxidantes envolvidos em funções celulares, os peixes os armazenam em alguns órgãos como o fígado e a pele. Eles são, portanto, visíveis a olho nu.
Existem muitos tipos de carotenóides, como o betacaroteno, astaxantina, cataxantina, luteina, licopeno, xantofilas, betacryptaxina, apenas citando alguns.
Na natureza, apenas algumas bactérias, algas, fungos e plantas podem sintetizar carotenóides, em outras palavras, o disco só pode absorver carotenóides através da alimentação.
Os carotenóides dão as colorações do amarelo ao vermelho escuro, é esta gama de cores que os peixes exibem.
No entanto, apesar disso, deve haver uma predisposição genética do peixe para mostrar uma ou outra cor.
Assim, grandes doses de carotenóides podem fazer com que os discus apresentem uma cor muito mais intensa, mas apenas nas cores compreendidas entre o amarelo e o vermelho.

Guanóforos:
Essas células contêm cristais de guanina, que agem como "microprismas" e decompõem a luz em tons de azul.
Esta decomposição é conhecida como " Estriado "
Estas células se sobrepõem a todas as anterioresos e, portanto, antes de o fator genético será chamado "Cover" de agora em diante.
O disco selvagem tem algumas estrias ancestrais no corpo, a seleção genética assegurou que estas estrias cobrissem todo o corpo escondendo o resto das células do pigmento e resultando em peixes azuis sólidos.
Algumas mutações como "piegon" conseguem variar a refração dos cristais de guanina passando do azul turqueza ao branco pérola.
A mutação transforma a disposição das linhas ao longo do peixe tornando-as mais finas porém, mais abundantes. Desta forma, onde havia uma linha grossa passa a existir duas finas.

Como podemos ver mutações e seleção genética fizeram variar o arranjo das células de pigmento para criar novas variedades, mas não se esqueça de que toda essa informação genética já estava lá no nosso disco selvagem da amazônia.


Espero q os Amigos Gostem
Com o Tempo Vo Postando Aqui no Forum como foi surgindo as diferentes variantes de Acara Disco, para q todos percebam q nw existe disco puro e sim todo um trabalho genetico de misturas erros e acertos ate chegar nos Redondos Rei dos Aquarios !

Admin
Admin

Mensagens : 38
Data de inscrição : 30/04/2015
Localização : Estreito MA

https://aquamaranhense.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos