Genética do Acará disco - Albinismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Genética do Acará disco - Albinismo

Mensagem por Admin em Sex Maio 01, 2015 3:23 am

Genética do Acará disco - Albinismo

Uma das mutações mais importantes no Acará Disco, apareceu oficialmente entre 1999 e 2000 mas fontes contam que já haviam peixes por volta de 1996.
A mutação se deu na linhagem Alenquer Red, embora não fosse selvagem pura, ela certamente era próxima à selvagem devido à mistura feita para melhorar a linhagem e prevenir a endogamia, prática comum entre criadores.

Todos estão de acordo que pela primeira vez aconteceu em Hong kong.

O Albinismo nada mais é que a ausência de Melanina na pigmentação corporal de qualquer espécie animal, incluindo o homem. Em peixes, isto significa a ausência de barras de stress, ausência de pigmento negro na pupila e ausência de todo pigmento de melanina no corpo, o que ocasionou uma cor quase golden ao invés do marrom selvagem.

Sem dúvida, no reino animal existem mais pigmentos que só melanina terá traços semelhantes aos seus colegas não albinos, ou seja, Um Blue Diamond Albino será coberto de azul como o Blue Diamond, um Albino red será coberto de vermelho como um Red sólido, o que muda é o tom da cor, já que esta estará sem a pigmentação escura.

A denominação Albino deixa de ser apropriada pois vem do latin Albus, que significa " branco ", desta fdorma somente o branco deveria ser denominado Albino, para se tecnicamente correto.

Os exemplares fenotipicamente albinos mas com coloração vermelha se denominam "Rubinos" e os exemplares fenotipicamente albinos mas de coloração amarela se chamam "lutinos", por causa da Luteína, pigmento corporal amarelo presente em todos os Discos mas que só foi descoberto devido á ausência de Melanina.

A partir dos primeiros albinos Alenquer, os criadores tem desenvolvido novas variedades através de cruzamentos seletivos, com Blue Diamond, Snake Skin, Leopard, e todos os cruzamentos imagináveis com todas as variedades atuais.

Geneticamente, um Albino é um duplo recessivo aa, enquanto um não albino seria AA, já que o albinismo é um fator recessivo.

De um cruzamento entre um albino e um não albino aa x AA, teremos a F1 com todos não albinos ( Aa ) mas portadores de albinismo para aquela característica.

Se pegarmos esta F1 e cruzarmos entre si teremos:
25% AA Não albinos e não portadores;
50% Aa Não albinos e portadores de albinismo
25% aa Albinos puros
Da mesma forma se cruzarmos um albino aa com um portador Aa, teremos 50 % portadores de 50% puros

Mas os cruzamentos de albinos tem uma característica muito mais impactante visualmente, os iridócitos ( ou guanóforos ) por não haver mais uma base escura, ele se mostra aos nossos olhos mais claros, por exemplo, um azul turqueza passa a nossso olhos um azul quase branco.

Esta é a cor que apresentam, por exemplo, os Albinos Blue Diamond, que além de não ter melanina e ter pupilas vermelhas, sua cor passa de um azul para um azul pérola quase branco sem pigmentos, como no White Pigeon.

por todas estas características, a mutação albina abriu um grande porta para todos os criadores de Disco, produzindo alguns dos peixes mais belos que existem.

Vamos ver alguns exemplos para podermos entender melhor esta mutação:

ALBINO RED GOLDEN DIAMOND (portador)

Vemos que a aparência é de um disco normal, pois ele é apenas portador

ALBINO RED GOLD DIAMOND (puro)

Podemos ver a mudança que ocorre devido a ausência da melanina neste exemplar albino.

Blue Diamond Clássico

Blue Diamond Albino

Podemos ver a diferença entre o azul que cobre o corpo, assim como a ausência de pigmento preto.

Cruzamento entre Albino Alenquer x White Leopard

Este é um portador de albinismo, tem melanina no corpo, apresenta uma coloração cinza e pupilas pretas.

Albino Red White

Como são albinos puros a melanina desapareceu por completo e as pupílas são vermelhas.

Outros exemplos de variedades albinas:










Espero q os Amigos Gostem
Com o Tempo Vo Postando Aqui no Forum como foi surgindo as diferentes variantes de Acara Disco, para q todos percebam q nw existe disco puro e sim todo um trabalho genetico de misturas erros e acertos ate chegar nos Redondos Rei dos Aquarios !

Admin
Admin

Mensagens : 38
Data de inscrição : 30/04/2015
Localização : Estreito MA

Ver perfil do usuário http://aquamaranhense.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum