Grupo Maranhense de Aquarismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compatibilidade entre Linhagens Blues e Half Black Blues

Ir para baixo

Compatibilidade entre Linhagens Blues e Half Black Blues Empty Compatibilidade entre Linhagens Blues e Half Black Blues

Mensagem por Admin Sáb maio 02, 2015 12:52 am

Compatibilidade entre Linhagens

O "Blues" e o "Half-Black Blues"

Muitas linhagens de guppies podem ser cruzadas entre si com ótimos resultados. Criadores que possuem as linhagens blues e half-black blues terão uma vantagem sobre os criadores que não possuirem uma linha de peixes compatíveis para um outcross. Eu normalmente cruzo o blues e o Half-black blues para melhorar a linhagem HB blues e costumo cruzar entre diferente linhas de blues para melhorar esta linhagem.

Quando lidamos com linhagens de peixes Half-Black (HB), a primeira coisa que devemos tentar estabelecer é onde está localizado o gene HB. Você terá três possibilidades:

1) Ligado ao "X" - em um dos cromossomos da fêmea;

2) Ligado ao "Y" - em um dos cromossomos do macho;

3) Ligado a um autossomo - cromossomo não relacionado às caracteristicas sexuais.

Caso a cor HB do corpo seja ligada ao cromossomo "Y", todos os machos terão corpo HB e todas as fêmeas não terão o padrão HB em seu corpo. Este é o caso mais raro. A maioria dos HB são ligados ao cromossomo "X" dominante ou autossômico dominante. Isto significa que se você cruzar um macho HB blue com uma fêmea blue você muito provavelmente terá machos blue e fêmeas HB blue. Toda linha de guppies é diferente e você deve determinar a herança genética dos seus peixes. Baseado em minha experiência com a linhagem HB Blues o caso acima parece ser o mais predominante.

Agora nós podemos começar a trabalhar as linhas para produzir HB Blues maiores e melhores.

Existem duas formas de proceder:

Primeiro você pode cruzar um macho HB blue com uma fêmea blue e como eu mencionei antes você obterá machos blue e fêmeas HB blue. Os machos blue serão provavelmente descartes. Agora cruze as fêmeas HB blues (F1) com os machos da linhagem HB blue. A prole resultante deverá ser superior aos HB blue com os quais você começou. Dois cuidados devem ser tomados quando usamos este método:

Use os machos com o corpo de cor mais escura e tome cuidado com linhas brancas e outros sinais de irregularidade de cores na caudal.

O segundo método para fazer este cruzamento funcionar é cruzando um grande e vigoroso macho blue com uma fêmea HB blue. Você deverá pegar todos os machos HB Blue e descartar todos os que não são HB Blue. Agora pegue os melhore HB blue da cria F1 e cruze de volta com linhagem mãe dos HB blues. Pegue os melhores machos HB blues derivados do cruzamento e cruze as fêmeas HB blue puras com os maiores machos HB blue resultantes do cruzamento. Você deve cruzar também os machos HB blue puros com as maiores fêmeas HB blue obtidos do cruzamento.

Eu tenho obtido melhores e mais rápidos resultados usando o segundo método. O HB blues é uma linhagem difícil de se produzir sem fazer o outcross com a linhagem Blues. Eles tendem a ter problemas de fertilidade e desenvolver variações.

Fonte: Jim Alderson (traduzido por Rogério Couto)

Admin
Admin

Mensagens : 38
Data de inscrição : 30/04/2015
Localização : Estreito MA

https://aquamaranhense.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos